sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Não falemos mal de ninguém


VACINA CONTRA FOFOCA...
O Filtro Triplo
(Sócrates) 
 
 
Na antiga grécia, Sócrates 
foi famoso por sua sabedoria e pelo grande
respeito que professava a todos.

Um dia, um conhecido se encontrou 
com o grande filósofo, e lhe disse:

_ Sabe o que escutei sobre teu amigo? 

Espera um minuto, replicou Sócrates. 
Antes que me diga qualquer coisa, quero que passes 
por um pequeno exame. 

Eu o chamo de exame do triplo filtro. 
- Triplo filtro? perguntou o outro. 

- Correto, continuou Sócrates.

Antes de que me fale sobre meu amigo, pode ser uma 
boa idéia filtrar três vezes o que vai dizer. 
É por isso que o chamo de “Exame do triplo filtro”


O primeiro filtro é a VERDADE.

Está absolutamente seguro de que o que vai me dizer é certo?
_ Não, disse o homem, realmente só escutei sobre isso e...
- Bem, disse Sócrates, então você realmente 
não sabe se é certo ou não.

Agora me permita aplicar o segundo filtro,
 o filtro da BONDADE.

É algo bom o que vai me dizer de meu amigo?
_ Não, pelo contrário…
_ Então, deseja me dizer algo ruim dele, porém não está seguro de que seja certo.

Mesmo que agora eu quisesse escutá-lo, 
ainda não poderia, 
pois falta um filtro, o filtro da UTILIDADE. 

Me servirá de algo, saber o que você vai me dizer do meu amigo?
_ Não, na verdade não. 
_ Bem, concluiu Sócrates: 

Se o que desejas me dizer não é certo, 
nem bom e tampouco me será útil, 
...por que eu iria querer saber?
 
*****
Com o meu carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu Comentário! (Maria Gell)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...