sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Saga dos Otori


Título: O Fio do Destino - A Saga dos Otori
Autor: Lian Hearn
Tradução: Isabel Nunes
Edição: Ed. Presença
Colecção: Via Láctea
Nº de páginas: 435

"Este livro revela-nos tudo o que aconteceu antes do início de uma das mais extraordinárias séries do fantástico da última década, A Saga dos Otori. A vida secreta daquele mundo inspirado no Japão medieval voltou a fascinar a autora, já depois de ela ter terminado a sequela O Voo da Garça. Foi assim que ganhou vida este novo livro que nos conta o início da vida de Shigeru, o homem que encarna o verdadeiro espírito do clã Otori. Shigeru vai arrastar os Otori para uma guerra implacável ao assumir o comando e fazer frente ao ambicioso Iida Sadamu, chefe de um clã rival. O livro acaba onde tudo começou no primeiro volume, A Tribo dos Mágicos, e promete conquistar todos os fãs de A Saga dos Otori."

Lembro-me perfeitamente de uma tarde, corria o ano de 2003, em que fui à livraria do costume procurar o mais recente título da Colecção Via Láctea e me deparei com a capa de A Tribo dos Mágicos. Confesso que não fiquei imediatamente convencida, embora a sinopse tenha ajudado a ultrapassar algumas das minhas reticências. Apesar de tudo, e enquanto fã da colecção que por aqueles dias nascia, decidi levar um exemplar para casa. Devo confessar que as minhas reticências eram completamente infundadas e que não tardou muito até dar comigo completamente arrebatada por esta saga mágica e fascinante.

Esta Saga, para aqueles que não conhecem, leva-nos numa viagem pelo Japão medieval do imaginário de Lian Hearn.; numa viagem de conhecimento de um povo dividido pela sede de poder da classe guerreira em que os deuses e o imperador não reinam tanto quanto deviam e em que a paz é constantemente ameaçada. E se antes tinha adorado essa viagem, este regresso foi delicioso. Neste novo volume Lian Hearn dá-nos a conhecer os acontecimentos que tiveram lugar antes do início de A Tribo dos Mágicos (aliás, o livro acaba precisamente onde o outro volume começa) e que despoletaram muitas das inimizades e guerras mas também amores e amizades que já eram do nosso conhecimento. Conseguimos compreender melhor como nasceu toda a estória narrada pela saga, as motivações dos personagens, os próprios personagens mas, acima de tudo, entendemos muito melhor Otori Shigeru e a sua ligação a Otori Takeo e Maruyama Naomi...

Este é um retrato magistral do Japão medieval que não posso deixar de recomendar.  
8/10
Sipnose da obra retirada do site :sombradoslivros.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu Comentário! (Maria Gell)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...