sábado, 21 de maio de 2011


Sinopse:
Toda a história, com poucas excepções, é contada pela testemunha ocular de todos os acontecimentos, uma governanta chamada Helen Dean, ao locatário da propriedade Granja da Cruz dos Tordos, em Gimmerton, Yorkshire, enquanto este se encontrava adoentado.
O patriarca da família Earnshaw resolve fazer uma viagem e lá resolve adoptar um pequeno órfão, que todos acham ser um cigano, porém sua procedência não é revelada em hora alguma da narrativa, ao qual denominam Heathcliff. Toda a afeição que o pai logo demonstra pelo menino enciúma seu filho legítimo Hindley, que acha que está perdendo a afeição do pai para o menino. Sua irmã, Catherine, se afeiçoa por Heathcliff. Quando o Sr e Sra Earnshaw morrem, Hindley sujeita Heathcliff a várias humilhações. Este passa a ficar bruto e melancólico. Apesar do amor entre ele e Catherine, ela decide casar com Edgar Linton, por esse ter melhores condições de sustê-la que Heathcliff.
Heathcliff sai do Morro dos Ventos Uivantes e, quando volta, está rico, chamando a atenção de Catherine e despertando ciúmes em seu marido. Catherine tem uma filha de Edgar e morre logo em seguida. Heathcliff resolve se vingar de Edgar e de Hindley.
Primeiro se casa com Isabella, irmã de Edgar. Logo após, Isabella lamenta-se de ter se casado com Heathcliff, e tem um filho chamado Linton, enquanto estava longe de seu marido. Hindley cai no vício do jogo e da bebida e perde todos os seus bens para ele. O filho de Hindley (Hareton) consequentemente, fica sem herança -- mas apesar disso, considera Heathcliff uma pessoa de alta moral, não permitindo que se falasse mal de sua pessoa. Antes da morte de Edgar, Heathcliff casa Linton e Cathy (filha de Catherine e Edgar). Cathy descobre-se sem bens, quando seu marido Linton morre e Heathcliff apresenta um testamento onde seu filho lhe passava tudo quanto possuía. Pensando já ter se vingado, percebe nos últimos descendentes das casas da Granja da Cruz dos Tordos e do Morro dos Ventos Uivantes o olhar de seus antepassados e a paixão entre os dois, morrendo só em sua loucura e solidão. Como último desejo é enterrado junto com Catherine, seu grande amor... e deste dia em diante muitos juram ver sempre um casal vagando pelas charnecas do Morro...

Um comentário:

  1. Com este apontamento sobre o Monte dos Vendavais,retornei á minha juventude,quando "consumi" os livros
    das Irmãs Bronte.
    Gostei,recordar é viver!
    Um abraço,de Portugal.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu Comentário! (Maria Gell)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...